viernes, abril 29, 2005

 

"Preto é cor. Negro é raça."

Agora como mais recente integrante do BocaLibre, acho bom eu começar a dizer algo de útil. Vários assuntos me vieram à mente, mas nenhum me motivou tanto a postar. Mas vou contar um fato que lembrei ao ler o post da amiga aqui embaixo.
No colégio onde estudo (sim, estou no segundo ano ainda) me chegou às mãos um papel do Censo 2005 com o objetivo de descobrir o perfil do estudante brasileiro. Nele tinhamos que fazer a autodeclaração de cor/raça, com as seguintes opções: preto, pardo, branco, amarelo, indígena. E aí vem a questão. Por que "preto" e não "negro"?
Algo que sempre me chamou a atenção foi essa coisa de "negro". Eu costumo ser bem sincera em relação a essas coisas e nunca vi motivo para chamarem branco de branco e preto de negro. E então temos aquela frase "Preto é cor, negro é raça" é, pode até ser, mas esse conceito de "raça" também é questionável. No Brasil, não temos gente de raça "pura", mutatis mutandis, 100% negro, caucasiano, asiático, etc. Somos todos de uma única raça: a raça brasileira. Essa é a definição mais exata que se pode ter no país em relação à raça, sinceramente. Mas voltando à questão da cor. "Negro" não é cor. Ninguém me chama de "caucasiana" então acho que não seria preconceito nenhum chamar preto de preto, ué. Pelo contrário, acho que é uma atitude muito mais preconceituosa dizer que uma pessoa é negra, porque esse receio em dizer "preto" esconde por trás um certo preconceito. Mas nada contra quem prefere se expressar assim. Antes chamar preto de negro do que usar o termo "preto" de forma pejorativa, como ocorre com muita freqüência por aí.

.::.

"Mostre sua raça, declare sua cor"

A partir deste ano, o Censo vai coletar dados sobre cor/raça dos estudantes brasileiros. A coleta será por autodeclaração, e a metodologia adotada seguirá os critérios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): preto, pardo, branco, amarelo ou indígena. Os técnicos do Inep responsáveis pela elaboração do questionário ouviram, além de grupos de consciência negra, a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), sobre o porquê da adoção do termo “preto” em vez de “negro”, no questionário. O subsecretário de Políticas de Ações Afirmativas da Seppir, João Nogueira, explica a opção: “Esses princípios são adotados desde o século XIX pelos órgãos oficiais e, se mantidos, preservam a continuidade da série histórica”.


fonte: http://www.inep.gov.br/imprensa/noticias/censo/escolar/news05_04.htm

.::.

Post Scriptum: Muito obrigada pelo espaço, Queiroz. Espero corresponder às espectativas do pessoal do BocaLibre e estarei sempre aqui para criticar, informar, conhecer e tudo mais. Bom feriado pra vocês! ^_^

Comentarios:
rapz!!!
nada haver esso de que é negro ou é branco
rapz com uma vez li em algum lugar
aqui no Brasil a historia foi diferente .nem tudo aki é preto no branco
se agente for no norte do país a pessoas de pele escura .mais q não tem nenhuma descendencia africana
e não so no norte
no país inteiro
e outra coisa...negro não é melhor q branco nem branco é melhor q negro e nem indio e nem asiaticos são melheres q nenhum outro
somos toso seres humanos

"eu sou um afro-euro-indigena tenho pé em todo lugar
na casa grande,na senzala na aldeia ,quero ver quem minha raça vai determinar !!!!"
(victor badaró)
 
Diante do grande preconceito colocado aos negros em todo tempo, pois não foi há tempos, existe hoje de forma mascarada e tão cruel quanto a algum tempo,os NEGROS foram discrimimados por não serem da raça humana. Hoje nem todo preto é negro, pois o conceito de negro é uma forma de auto afirmação do negro como ser humano.. Pra dizer que sim somos negros! e pertencemos a raça humana. Peço a quem for ler que pesquise o que significa negro e o que significa branco no dicionário Aurélio..
 
Publicar un comentario

Suscribirse a Enviar comentarios [Atom]





<< Inicio

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Suscribirse a Entradas [Atom]