viernes, abril 29, 2005

 

SÓ UM PENSAMENTO

Até que ponto somos preenchidos quase que sem preceber de conceitos perigosos? Melhor: até que ponto os discursos altamente tendenciosos nos atingem sutilmente e povoam nosso imaginário e sem que a gente tenha consiência disso?
Grave. Gravíssimo.
Assistindo o filme "Shrek" eu parei pra pensar nisso.
Existe um ogro verde, feio, gordo, desenhado justamente para causar essa impressão - apesar de ser muito bonzinho e fofo. E existe a princesa Fiona, linda, esbelta, uma bonequinha.
Quando assisti o primeiro filme, eu jurava numa discreta manifestação de felicidade, que iria haver um romance entre a linda princesa (ela sendo linda, atentem para isso) e o ogro verde. Eles realmente se apaixonam. Mas, como todos sabem, no decorrer do filme descobre-se que a princesa Fiona nada mais é que uma ogra (ou ogro fêmea, não sei!). Não há, portanto, possibildade de um namoro entre dois polos diferentes, se é que assim podemos chamar - digamos polos esteticamente diferentes.
Mas isso não é novidade, nãoé de hoje.
Quem nunca assistiu o conhecidíssimo filme "A bela e a fera"? A mocinha linda, do bem, esbelta, maravilhosa; e a fera grosseira, bruta, peluda, e horrenda. Ambos se apaixonam. Mas não é possível que o filme termine com o feioso namorando a linda moça. Ele sofre uma transformação, a gente sente aquele alívio e fica feliz da vida porque há uma equvalência no casal. "A bela e a fera" é só o lado inverso do final de "Shrek": porque, nesse segundo, o casal termina é feio mesmo.
Dei exemplo de dois filmes que são exibidos para crianças. Dizem que "Shrek" tem mais conteúdo para os pais das crianças do que para os filhos exatamente. Mas, de qualquer forma, o filme é exibido para crianças.
Parece que a gente cresce acreditando em algumas coisas que nos são sutilmente mostradas.
Mas será que é assim que tudo procede? Será que nós nãos estamos por demais contaminados com algumas idéias apresentadas?
Não é preciso que haja uma revolução ou um sentimento de perseguição ideológica, mas um simples questionamento sobre tudo o que nos chega, seja por filmes, música, livros ou novelas. Um pensamento é sempre interessante.


posted by Bruna Maria

Comentarios:
Gostei do seu pensamento, mas isso acho q tem varias interpretações, já que vc não concluiu o q quis dizer adorei seu blog
Bjs
 
Publicar un comentario

Suscribirse a Enviar comentarios [Atom]





<< Inicio

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Suscribirse a Entradas [Atom]