sábado, octubre 08, 2005

 

O Antropófago xD

Quando um homem fala 'trem'
Um trem passa pela sua boca.

Se no alto-falante ele gritar 'loucura'
A humanidade há de ficar louca.

Mas a boca se faz inútil,
Pois é com os olhos que se come
E nos livros tudo é comida:
Os atos, as coisas e os homens.

Com 300 ou 500 páginas
Temos um banquete pra horas e horas
Digerindo e ruminado:
Manicômios, malícia, memórias...

Se já não tivessem chamado Cultura,
Chamariam de macabro e impune.
Pois é humanidade comendo humanidade
Carnificina grande e sem imunes,
E se fosse posto em papel,
Até Shakespeare sentiria ciúmes.

É assim que se alimenta o espírito
E nem por isso, a carne lhe é hostil,
Mesmo sendo os livros objetos transcendentes
Nós podemos amá-los do amor táctil.


Todo livro é um grito de desespero,
O medo da inegável e caçadora morte.
Mas a vida impressa em limitadas páginas,
Faz a existência ter uma infinitude mágica,
E nos liberta da escravidão da sorte.

Assim o homem se torna livre
E eterno em seu absurdo.
E mesmo morrendo de fome
Enquanto houver homem,
Alguém comerá seu fruto.

E se em toda a literatura
O que aqui eu disse não tem contato,
É porque não faço força para ser entendido.
Quem faz sentido é soldado.


Post Scriptum: Sim, fui eu que escrevi. Odeio qualquer coisa que eu mesma tenha feito. Mas quis postar essa aqui. Foi para o Projeto Nestlé este ano (e eu espero ganhar os 1500$ ^-^). Espero que vcs gostem... rs.
Dag! ^^v

Comentarios:
ah! as partes em itálico são, respectivamente:
uma citação de Heidegger, do "Ser e Tempo";
trecho da música de Caetano Veloso, "Livros";
versinho de Mário Quintana.
 
Gostei muito K-íssa do poema. Até recitei para eu ouvir as palavras. E se vc ganhar a grana com a poesia, me convida p/ festa.rsrsrs E aí gostou a Juke Box? Cake. Eu escolhi os sons de acordo com cada um que escreve no BocaLibre. Espero ter acertado. Não é brincadeira não K-íssa, o dia está lindo e eu aqui em casa em frente a tela. Escritos Malditos volta novembro mês do meu aniversário, dia 25.

Beijos
 
tá bem foda espero que vc ganhe, sorte!
beeijo! =**
 
Que belo poema... vc tem futuro, hein, menina...

Espero que vc ganhe msm.. sua vitoria seria pra mim como uma vitoria minha...rsrs

bjo,
e xxx...
 
Gostei muito.
Espero q vc consiga. Embora não conheça ninguém q tenha ganho alguma coisa. Os premiados, sabe?! Eu mesma, nunca ganho nada...
 
Nossa viva a poesia! Quando li pensei comigo já vi ou li isso... Muito boa mesma.
Saudaciones,
 
Publicar un comentario

Suscribirse a Enviar comentarios [Atom]





<< Inicio

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Suscribirse a Entradas [Atom]